segunda-feira, 12 de maio de 2008

Louis Vuitton VS Darfur

Diferentemente da opinião comum, não acredito no surgimento do design, creio que ele sempre existiu de uma forma ou de outra por mais rústica e tosca que essa seja. E além disso tenho uma tese de que enquanto houver design, haverá barraco. Nada melhorar para ilustrar esta situação, do que a briga entre a marca Louis Vuitton com a designer Nadia Plesner que está fazendo uma campanha chamada Simple Living desde outubro do ano passado para chamar a atenção das pessoas para o conflito de Darfur, uma região no Oeste do Sudão. Nadia após fazer camisetas com a ilustração acima que mistura uma realidade cruel com elementos que representam nada menos que uma vida repleta de luxo, recebeu uma simpática carta da Louis Vuitton pedindo que ela terminasse a campanha imediatamente, porque um de seus produtos estava sendo retratada indevidamente.
A designer respondeu o seguinte:
Devo-lhes informar, que a bolsa em meu desenho é inspirada em bolsas de designers famosos em geral e não a bolsa da Louis Vuitton. Se você olhar com atenção, você pode notar que o padrão no meu desenho é diferente do padrão utilizado na bolsa da Louis Vuitton. O nome Louis Vuitton não é mencionado ou referenciado em momento algum, tanto no desenho quanto na campanha em si.
Como eu não acredito em jornalismo imparcial, posso dizer-lhes sinceramente que aposto todas minhas esperanças na Nadia para que ela siga em frente com a campanha e continue fazendo diferença na vida das pessoas do mundo todo com essa arma comumente subestimada que é o design.

Um comentário:

Miriam disse...

Excelente a figura da campanha.